Agentes Externos do Relevo

O que são, como agem no relevo, ventos, chuvas, rios, resumo, agentes naturais, exemplos, tipos de erosão


Grand Canyon: gerado pela erosão fluvial
Grand Canyon: gerado pela erosão fluvial

 

O que são (definição)

 

Os agentes externos do relevo são aqueles que proporcionam modificações constantes e significativas no relevo. Estas mudanças, principalmente ocasionadas pelo desgaste físico (erosão), costumam ocorrer de forma lenta e gradual.

 

Principais agentes do relevo:

 

Rios

 

Ao passar pelo leito de um rio, a água vai provocando um desgaste em suas margens. Esta é chamada de erosão fluvial. Os canyons, por exemplo, são formados, lentamente, pela ação das águas dos rios sobre o solo.

 

Além do desgaste, as águas fluviais também transportam sedimentos, que vão se depositando em determinados locais. É desta forma, por exemplo, que se formam os deltas presentes na foz de diversos rios (exemplo: Delta do Rio Nilo).

 

Ventos

 

A modificação do relevo, provocada pela ação do vento (erosão eólica), é muito comum em região de deserto ou com grande quantidade de areia. A formação das dunas é um ótimo exemplo da ação eólica sobre o relevo.

 

Chuvas

 

As águas das chuvas costumam provocar um importante desgaste no relevo (solo, rochas, montanhas). A erosão pluvial ocorre com mais frequência em áreas sem proteção vegetal. As chuvas, assim como os rios, também transportam terra e pedras, podendo provocar deslizamentos em áreas de encostas, modificando assim o relevo da área.

 

Geleiras

 

As geleiras provocam modificações no relevo ao se deslocarem de forma lenta. Podem arrastar sedimentos, gerando novas formas de relevo. Os fiordes, por exemplo, são formados pelo impacto de grandes blocos de gelo sobre o relevo costeiro.

 

Mares

 

As águas marinhas podem provocar significativas mudanças no relevo costeiro (erosão marinha). O impacto das ondas sobre as rochas, por milhares de anos, é capaz de modificar o relevo da região. As águas marinhas também transportam sedimentos, favorecendo o surgimento de restingas e tômbolos (ligação entre ilhas e continentes).

 

Você sabia?

 

- O ser humano também é um agente do relevo. Ao realizar uma grande obra (hidrelétrica, aeroporto, rodovia, ferrovia, etc.), o homem costuma modificar o relevo original da área afetada.




Impressão Google+


Agentes Externos do Relevo Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Erosão e conservação dos solos

Autor: Guerra, Antônio José T.

Editora: Bertrand Brasil

Temas do livro: Erosão, Geografia Geral, Relevo


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.