Lenda do Guaraná

Lenda resumida do guaraná, folclore da Amazônia, lenda indígena da região norte, origem do guaraná, personagens folclóricos, curiosidades


Guaraná: lenda amazônica conta sua origem
Guaraná: lenda amazônica conta sua origem

 

Introdução: o guaraná


O guaraná, cujo nome científico é paullinia cupana, é uma planta (espécie de cipó) típica da região amazônica. O fruto é de cor vermelha (quando está maduro) com polpa branca e sementes negras. Em função de suas propriedades estimulantes é usado em xaropes, chás e bebidas energéticas. É usado também, principalmente no Brasil, para a fabricação de refrigerantes.

A lenda do guaraná


De acordo com o folclore amazônico, um casal de índios mawés (tronco linguístico tupi) desejava muito ter um filho. Certo dia resolveram pedir um filho para Tupã (uma das principais divindades da mitologia tupi-guarani).

Tupã ouviu os pedidos daquele bondoso casal e resolveu dar-lhes um menino. Ao crescer, o filho desejado do casal tornou-se um lindo jovem bom e generoso.

Com inveja da bondade, paz e generosidade do jovem índio, Jurupari (divindade do mau e das trevas) resolveu eliminá-lo. Transformou-se numa cobra venenosa e picou o jovem índio, quando este estava nas matas, levando-o a morte.

Então, Tupã enviou fortes trovões e relâmpagos para as proximidades da aldeia. Triste e chorando muito, a mãe do índio morto acreditou que eram sinais para que ela enterrasse os olhos dele em solo próximo à aldeia.

Dos olhos dele nasceram plantas que deram lindos e saborosos frutos, cujas sementes pareciam com os olhos negros do jovem e bom índio morto.

Surgiu assim, de acordo com esta linda lenda indígena da Amazônia, o guaraná.

 

 Curiosidades:


- A palavra guaraná é de origem indígena, pois deriva da palavra tupi wara’ná. É o termo dado pelos índios tupis para esta planta.

- Numa outra versão da lenda, quando o bom índio nasceu, pararam as guerras que existiam entre as tribos indígenas rivais da região. Veio então um período de paz e fartura.




Impressão Google+


Lenda do Guaraná Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Historias da Onça e do Macaco


  Autor: Val, Vera do
  Editora: WMF Martins Fontes
  Temas: Folclore brasileiro, Cultura Popular


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.