Lenda do Bicho Papão

Lenda do bicho papão resumida, folclore brasileiro, personagem folclórico, características, imagem, o que é, função, música, cantiga de ninar


Bicho papão: assustando as crianças desobedientes
Bicho papão: assustando as crianças desobedientes

 

Introdução (o que é)

 

A lenda do bicho papão é uma estória imaginária que faz parte do folclore brasileiro. Comum em todas as regiões do Brasil, tanto na zona rural como na urbana, ela é contada oralmente há muito anos.

 

A principal função desta lenda é assustar as crianças desobedientes e teimosas com a possibilidade de um ataque noturno de uma espécie de monstro comilão e assustador. Portanto, esta lenda assume um aspecto “educativo”, em que o medo é o principal recurso. Em função da modernização das ações pedagógicas nos últimos anos, a divulgação desta lenda entre as crianças pequenas está sendo deixada de lado. Porém, ela ainda permanece no imaginário, principalmente, das pessoas com mais de 40 anos de idade.

 

A lenda e o personagem

 

De acordo com a lenda, o bicho papão é uma espécie de monstro grande, feio, peludo, assustador, obeso e de olhos vermelhos. O bicho papão fica a noite no telhado das casas, pronto para pegar as crianças que são teimosas e desobedientes com seus pais. Outra característica deste monstro imaginário é sua capacidade de se transformar em outras espécies e coisas assustadoras.

 

O bicho papão fica escondido atrás da porta, esperando o momento certo de atacar a criança desobediente. Se a criança fica brincando na hora de dormir, desobedecendo aos pais, está então é a hora certa do ataque. O bicho papão então pega a criança e a leva para um lugar escondido, escuro e assustador.

 

Em algumas regiões, a lenda ressalta também o aspecto comilão do bicho papão. Neste sentido, o monstro guloso e faminto sempre atacava a geladeira da casa, comendo tudo que encontrava, antes de assustar a criança.

 

A música (cantiga de ninar) do bicho papão

 

Mas se o bicho papão é o monstro, os pais são os heróis e possuem a fórmula para assustá-lo, mantendo-o afastado das crianças. Há uma cantiga de ninar que serve para espantar o monstro folclórico. Ela é assim:

 

Bicho papão
De cima do telhado
Deixa o meu menino (ou nome da criança)
Dormir sossegado.

 

Vai-te papão
Vai-te embora do telhado
Deixa o meu menino
Dormir sossegado.




Impressão Google+


Lenda do Bicho Papão Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Quem é o bicho papão


  Autor: Editora Brasil Leitura
  Editora: Brasil Leitura
  Temas: Folclore, Cultura Popular, lendas


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.