Folclore Goiano

Personagens folclóricos, contos e lendas, resumo, características, festas folclóricas do folclore de Goiás, lenda do Romãozinho, danças


Festa do Divino: manifestação do folclore goiano
Festa do Divino: manifestação do folclore goiano

 

Introdução


O folclore goiano é muito rico em lendas, contos, danças, festas populares, folguedos e personagens folclóricos. A cultura popular em Goiás é valorizada e mantida, principalmente, através das tradições e literatura oral nas áreas interiores do estado.

 

O folclore goiano apresenta uma rica e bela mistura das culturas dos diversos povos que formaram a população brasileira (portugueses, índios e negros).  Aspectos religiosos (principalmente católicos), tradições populares e elementos simbólicos destas diversas culturas se fundiram a imagem e ao espírito criativo do povo goiano para compor o folclore de Goiás.

 

Principais festas populares realizadas em Goiás:


- Festa do Divino Espírito Santo

- Festa do Morro

- Cavalhadas

- Festa de São Sebastião

- Folia de Reis

 

Lendas e mitos do folclore goiano:


Romãozinho


Romãozinho era um menino negro que vivia aprontando. Gostava muito de passar o dia judiando de pequenos animais. Roubava ovos dos ninhos, arrancava pernas das formigas e maltratava outros somente por prazer.

Certo dia sua mãe fez um delicioso quitute de galinha e pediu para o filho levar para o pai que estava trabalhando. Resmungando, Romãozinho pegou o caminho da roça onde o pai trabalhava. No caminho parou na estrada e comeu tudo. Embrulhou os ossos e levou para o pai que ao receber ficou revoltado. O menino disse que a mãe havia dado a comida a um homem que sempre ia na casa deles, tendo intimidades com a mãe, quando o pai saia para trabalhar.

Então, o pai foi para casa e matou a esposa a facadas, enquanto o menino observava tudo e se divertia.

De acordo com a lenda, nos últimos instantes de vida, a mãe jogou uma maldição no menino, que desapareceu depois do ocorrido. Ele vive nas estradas assombrando viajantes, jogando pedras em telhados e soltando cavalos.

 

Outras lendas do folclore goiano:


- Velho do saco – homem idoso, sujo e malvado que pega crianças desobedientes para levar para longe de suas casas. Lenda contada no passado pelos pais para assustar as crianças, fazendo-as obedecerem suas ordens no lar.

- Tereza Bicuda – mulher má que maltratava a mãe. Depois de morta, passou a atormentar pessoas que passam na região da serra onde foi enterrada.  

 

Principais danças folclóricas

- Catira

- Recortado

- Tambor

 

Outras manifestações folclóricas populares em Goiás:

- Folguedos e autos

- Malhação e queima de Judas

- Cavalhadas

- Cantigas de Roda  

 

Você sabia?

- Pirenópolis é uma das cidades onde mais ocorrem eventos e festas folclóricas no estado de Goiás. Este município histórico fica situado na região central do território goiano.  




Impressão Google+


Folclore Goiano Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Dicionário do Folclore Brasileiro


  Autor: Cascudo, Luis da Câmara
  Editora: Global Editora
  Temas: Folclore brasileiro, Cultura Popular


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.