Festas Populares do Brasil

O que são, exemplos de festas populares brasileiras, folclore brasileiro, características principais


Folia de Reis: exemplos de festa popular brasileira
Folia de Reis: exemplos de festa popular brasileira

 

O que são

 

As festas populares são comemorações ou eventos festivos, cuja principal característica é a participação do povo (coletividade). São caracterizadas também pela presença marcante das tradições regionais, rituais religiosos, comidas, músicas, danças e roupas típicas. Ocorrem em diversas localidades do Brasil (algumas são específicas de determinadas cidades ou regiões) e estão ligadas ao folclore brasileiro, pois apresentam forte componente cultural.

 

Exemplos de festas populares brasileiras

 

Festa do Divino

 

Festa popular de rua, de caráter religioso (católico), que tem sua origem em Portugal. Ocorre em várias regiões do Brasil, sendo que em cada uma delas assume características diferentes.  Esta festa é realizada no domingo  de Pentecostes (descida do Espírito Santo nos apóstolos de Jesus).

 

Fazem parte da festa as missas católicas, procissões, novenas e shows com fogos de artifício. Tem a pomba branca, que representa o Espírito Santo, como o símbolo da festa.

 

Círio de Nazaré

 

É uma festa popular de rua, que ocorre anualmente (mês de outubro) na cidade de Belém do Pará. De caráter religioso (católico), reúne milhares de pessoas (romeiros), que vão às ruas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Muitos romeiros vão ao evento para pagar promessas e, no final da festa, vestem roupas novas e comem comidas típicas do Pará como, por exemplo, o arroz com pequi, o pato no tucupi e o tacacá.

 

Festas Juninas

 

As festas juninas ocorrem em diversas cidades dos quatro cantos do Brasil, durante o mês de junho. Também de caráter religioso, são homenagens a três santos católicos: São Pedro, São João e Santo Antônio. São caracterizadas por danças típicas (quadrilha), barracas com jogos, músicas regionais, barracas de comidas (principalmente as feitas com milho), queima de fogos de artifício e uso de roupas específicas que lembram o passado rural do Brasil (chapéu de palha, calça com remendos e camisa xadrez).

 

Folia de Reis

 

Ocorrem em várias cidades brasileiras, sendo que as de Sabará (Minas Gerais) e Parati (Rio de Janeiro) são as mais conhecidas. Durante os dias entre o Natal e o Dia de Reis (6 de janeiro), grupos de músicos andam pelas ruas da cidade, cantando canções que fazem referência à viagem dos reis magos em direção a Belém (local em que conheceram o menino Jesus).




Impressão Google+


Festas Populares do Brasil Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Maravilhas do Brasil - Festas Populares

Autor: Cattani, Luciana

Editora: Escrituras

Temas do livro: Festas Populares, Folclore Brasileiro, Fotografia


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.