Vantagens e desvantagens da Energia Nuclear

Quais são as principais vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear, pontos positivos e negativos, aspectos econômicos, ambientais e relacionados à segurança


Usina Nuclear na Alemanha
Usina Nuclear na Alemanha

 

Introdução


A Energia nuclear é aquela gerada a partir da quebra dos átomos de determinados elementos químicos, sendo o urânio o mais utilizado na atualidade. O processo de produção de energia ocorre nas Usinas Nucleares. De acordo com dados atuais, cerca de 15% da energia gerada no mundo é proveniente destas usinas nucleares. Como qualquer outra fonte de energia, a nuclear apresenta vantagens e desvantagens como veremos no texto abaixo.

 

 

Vantagens da Energia Nuclear


- Em países que os recursos hídricos são escassos (inviabilidade de usinas hidrelétricas), as usinas nucleares podem ser uma opção alternativa para geração de energia elétrica.

 

- As usinas nucleares produzem pouca poluição do ar no processo de geração de energia, ao contrario do que ocorre em termelétricas.

 

- O impacto ambiental no processo de construção e instalação da usina nuclear é bem menor do que ocorre no caso de uma usina hidrelétrica.

 

- Existe grande disponibilidade de urânio na natureza. Sendo que o urânio é muito bem aproveitado no processo de geração de energia.

 

- Para funcionar plenamente, uma usina nuclear não depende de fatores climáticos como, por exemplo, chuvas (no caso de hidrelétricas), ventos (no caso da energia eólica) e luz solar  (caso da energia solar).

 

Desvantagens da Energia Nuclear


- Os acidentes em usinas nucleares são de altíssimo perigo para as pessoas que residem próximas a elas. Nestes acidentes, é elevado o risco de contaminação das pessoas, solo, água e animais. Uma vez contaminadas por radioatividade, estas pessoas podem morrer ou desenvolver câncer de diversos tipos. A contaminação ao meio ambiente também é problemático, pois pode levar centenas de anos para que ocorra a total descontaminação do local do acidente e imediações afetadas.

 

- Geração de grande quantidade de lixo nuclear, que demanda altos investimentos e processos de segurança para sua armazenagem. Vale lembrar que o lixo atômico não pode ser descartado na natureza, mas sim tratado e armazenado com rígidos padrões de segurança.

 

- O custo de implantação de uma usina nuclear é muito elevado, pois a tecnologia empregada e a mão-de-obra especializada encarecem muito o processo.

 

- Outra desvantagem é de ordem psicológica. Muitas pessoas, que vivem em áreas próximas à Usina Nucleares, convivem diariamente com o medo de um acidente nuclear.

 

- Nas usinas próximas ao oceano, a água utilizada no resfriamento dos reatores é lançada no mar. Como estas águas são aquecidas, este fator pode gerar problemas nos ecossistemas litorâneos da região.

 

 

Você sabia?


- O pior acidente nuclear ocorreu em 1986 na Usina de Chernobyl (Ucrânia).

 

- O mais recente acidente nuclear ocorreu na Usina Nuclear de Fukushima (Japão) em março de 2011.

 

- O Brasil produz energia nuclear nas usinas de Angra I, Angra II e Angra III, instaladas no litoral do estado do Rio de Janeiro.   




Impressão Google+


Vantagens e desvantagens da Energia Nuclear Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

 

- Energia Nuclear e Sustentabilidade

  Autor: Guimaraes, Leonam dos Santos

  Editora: Edgard Blucher

  Temas: Energia Atômica, Meio Ambiente

 

 


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.