Principais Usinas Hidrelétricas do Brasil

Lista com as principais usinas hidrelétricas brasileiras, cidades em que estão instaladas e capacidade de geração de energia, quando foram inauguradas


Usina Hidrelétrica de Itaipu: uma das principais do Brasil
Usina Hidrelétrica de Itaipu: uma das principais do Brasil

 

Principais Usinas Hidrelétricas Brasileiras:

 

- Usina Hidrelétrica de Tucuruí: localizada no rio Tocantins, no município de Tucuruí (estado do Pará). Possui capacidade de geração de energia elétrica de 8.340 MW. Foi construída entre 1976 e 1984, sendo propriedade da Eletronorte.

 

- Usina Hidrelétrica de Itaipu (Binacional): esta usina brasileira e paraguaia está localizada no município Foz do Iguaçu, fronteira com o Paraguai. Instalada no rio Paraná, a parte brasileira possui capacidade de 7.000 MW. Sua inauguração ocorreu em 5 de maio de 1984.

 

- Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira: instalada no rio Paraná, esta usina localiza-se na fronteira entre os estados de São Paulo (município de Ilha Solteira) e Mato Grosso do Sul (município de Selvíria). Sua capacidade de geração de energia elétrica é de 3.440 MW. Foi inaugurada em 1973, sendo de propriedade da CESP.

 

- Usina Hidrelétrica de Xingó: localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, foi inaugurada em 1984. Instalada no rio São Francisco, sua capacidade é de  3.162 MW.

 

- Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso: localizada no município de Paulo Afonso (Bahia), possui capacidade de geração de 3.985 MW. Instalada no rio São Francisco, foi construída entre os anos de 1954 e 1979. É de propriedade da CHESF.

 

- Usina Hidrelétrica de Jirau: localizada no município de Porto Velho (Rondônia). Foi inaugurada em 2012, possuindo capacidade de geração de 3.750 MW. Está instalada no rio Madeira.

 

- Usina Hidrelétrica de Santo Antônio: instalada no rio Madeira, no município de Porto Velho (Rondônia). Inaugurada em março de 2012, possui capacidade de 3.568 MW. A operação da usina e a distribuição da energia são de responsabilidade da Eletronorte.

 

- Usina Hidrelétrica de Belo Monte: inaugurada em maio de 2016, está instalada no rio Xingu, próxima a cidade de Altamira (região norte do Pará). Possui capacidade de geração de 11.230 MW. Ainda está em construção, sendo que a finalização ocorrerá em 2019 (previsão).




Impressão Google+


Principais Usinas Hidrelétricas do Brasil Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Usinas Hidrelétricas - diretrizes básicas

Autor: Lima, José Moura

Editora: Synergia

Temas do livro: Energia Hidrelétrica, Matriz Energética do Brasil, Engenharia


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.