Energia Heliotérmica

O que é, benefícios, como é gerada, resumo, principais características, diferença com relação à energia solar, exemplos de usinas heliotérmicas no Brasil


Usina Heliotérmica de Gemasolar na Espanha
Usina Heliotérmica de Gemasolar na Espanha

 

O que é


Energia heliotérmica é aquela gerada a partir do calor contido nos raios solares. Numa usina heliotérmica, esse calor é convertido em energia elétrica.

 

Como é gerada:

 

Na usina heliotérmica existem grandes espelhos. Estes refletem os raios solares para um receptor de calor. Em seguida a energia térmica é levada para um local com a presença de um líquido em elevada temperatura. Esse transforma a água em vapor (evaporação). Este vapor faz a turbina da usina entrar em movimentação, fazendo funcionar um gerador. O resultado final do processo é a geração de energia elétrica, que poderá ser distribuída e usada nas residências e indústrias.

 

Benefícios (vantagens):

 

- É um tipo de energia limpa (não gera poluição atmosférica), renovável (há sempre luz solar) e segura (possui armazenamento térmico).

 

- Embora deva ocorrer um alto investimento inicial, com o tempo ela se torna lucrativa para o investidor.

 

- Possibilidade de utilizar sistema de armazenamento térmico.

 

- Pode ser integrada a outras fontes de energia.

 

Principais diferenças entre a energia solar (fotovoltaica) e a heliotérmica

 

- Enquanto na energia heliotérmica ocorre somente o aproveitamento dos raios solares diretos (que incidem nos espelhos), no sistema fotovoltaico a luz difusa do sol também é aproveitada.

 

- Nas usinas de energia solar (fotovoltaicas), a energia elétrica é gerada diretamente com a incidência do sol nas células fotovoltaicas (conversão direta). No caso das heliotérmicas, existe um processo em etapas (veja acima como ela é gerada).

 

Potenciais regiões para geração deste tipo de energia.

 

- As regiões que oferecem as melhores condições para a instalação de usinas heliotérmicas são aquelas com pouca presença de nuvens durante o ano, além de altos níveis de radiação solar.

 

Usinas heliotérmicas e locais de pesquisa no Brasil (exemplos)

 

- SMILE (Planta 1) – em desenvolvimento na cidade de Pirassununga-SP. Terá capacidade de geração de 100 kW.

 

- Usina Solar CEFET – instalada em Belo Horizonte (MG). No momento é utilizada, principalmente, para pesquisa e trabalhos de desenvolvimento.

 

- SMILE (Planta 2) – instalada em Caiçara do Rio do Vento (RN). Em fase de desenvolvimento, terá capacidade de geração de 100 kW.

 

-Usina Heliotérmica de Petrolina – instalada na cidade de Petrolina-PE. Está em construção e terá capacidade de geração de 1 MW.




Impressão Google+


Energia Heliotérmica Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fontes renováveis de energia

Autor: Silva, Ennio Peres da

Editora: Livraria da Física

Ano de publicação: 2014

Temas do livro: Fontes de Energia LImpa e Renovável


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.