Fontes de Energia Não Renováveis

O que são (conceito), exemplos, vantagens e desvantagens, resumo, impactos no meio ambiente, uso no Brasil


Carvão mineral: exemplo de fonte de energia não renovável
Carvão mineral: exemplo de fonte de energia não renovável

 

O que são (conceito)

 

São as fontes de energia que estão presentes na natureza em quantidade limitada, ou seja, não podem ser renovadas caso acabem. Por serem de origem orgânica (vegetal e animal), levam milhões de anos para se formarem na natureza.

 

Exemplos de fontes de energia não renováveis

 

- Petróleo

 

- Gás natural (convencional e de xisto)

 

- Carvão mineral

 

- Combustíveis nucleares (urânio é o principal)

 

 Vantagens

 

- São fontes de energia usadas há muito tempo, portanto são bem conhecidas dos seres humanos. Isto é uma vantagem, pois já existe toda tecnologia e infraestrutura voltadas para estes tipos de energia.

 

- Em comparação às fontes renováveis, no geral, costumam ter um preço mais baixo. Por isso estas fontes são muito usadas por países mais pobres ou em processo de desenvolvimento.

 

- O petróleo, além de gerar combustíveis (gasolina de automóveis, combustíveis de aviação e diesel), também gera uma grande quantidade de derivados (parafina, gás natural, nafta petroquímica, produtos asfálticos, querosene, solventes, entre outros).

 

Desvantagens

 

- A principal desvantagem é o fato de não serem renováveis. Um dia as reservas destas fontes vão acabar e, caso o ser humano não invista o necessário em fontes renováveis (eólica, hidrelétrica, solar entre outras), poderemos sofrer falta de energia no futuro.

 

- A queima de combustíveis fósseis gera poluição do ar, prejudicando a saúde das pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos.

 

- Alguns gases poluentes, resultantes da queima destes combustíveis, são um dos principais fatores da geração do efeito estufa e do aquecimento global. Portanto, são extremamente prejudiciais ao meio ambiente.

 

- A queima destes combustíveis fósseis também é um dos principais geradores da chuva ácida.

 

- Como são muito inflamáveis, os combustíveis de fontes não renováveis devem ser estocados com muito cuidado, pois o risco de explosão de reservatórios é elevado.

 

- A extração e transporte do petróleo, principalmente em águas oceânicas, devem ser feitos com extremo cuidado. Já ocorreram vários acidentes ambientais provocados pelo derramamento de petróleo nas águas oceânicas, gerando problemas ambientais de grandes proporções nos ecossistemas marinhos.

 

- Grande parte da produção de petróleo é controlada pelos países da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Estes países acabam por definir preços e quantidade de produção. Este fato gera uma dependência mundial destes países que podem, a qualquer momento, mudar suas políticas de venda e produção de petróleo.

 

- Já no caso do urânio (combustível nuclear) existe a desvantagem da complexidade de manipulação nas usinas nucleares. Em caso de acidentes nucleares, os riscos para a população e meio ambiente são elevadíssimos. O custo para a geração de energia proveniente desta fonte também e muito alto.

 

Uso de fontes não renováveis de energia no Brasil

 

Grande parte da energia elétrica gerada no Brasil é de origem renovável. A energia hidrelétrica é uma das principais fontes de energia do país, graças aos rios brasileiros que apresentam elevado potencial energético. Temos muitas usinas hidrelétricas instaladas, o que garante ao país a produção da energia necessária.

 

Em algumas situações de emergência, entram em operação as centrais termelétricas, que usam o carvão mineral para gerar energia.

 

Já com relação aos combustíveis, o país ainda é dependente da gasolina. Embora utilize também o etanol (fonte renovável), grande parte da frota de veículos brasileiros usam combustíveis fósseis (gasolina e diesel).

 

O gás natural, outra fonte de energia não renovável, também é muito usado na Brasil, principalmente nas residências e indústrias. O GNV (Gás Natural Veicular) é utilizado como fonte de energia em veículos, porém com baixa adesão.

 

O Brasil também utiliza o urânio para a geração de energia elétrica nas usinas nucleares instaladas em Angra dos Reis (RJ). Porém, a energia gerada nestas usinas corresponde a um porcentual muito baixo na matriz energética brasileira.




Impressão Google+


Fontes de Energia Não Renováveis Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Fontes de energia nova e renovável

  Autor: Santos, Marco Aurélio dos

  Editora: LTC

  Temas: Energia, Meio Ambiente

 


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.