Eleições 2006

Informações sobre a campanha eleitoral, os candidatos a presidente, governador, deputados e senadores, partidos políticos, votação, urna eletrônica, dados da eleição 2006, democracia brasileira, reeleição de Lula


Urna Eletrônica: tecnologia a favor da democracia
Urna Eletrônica: tecnologia a favor da democracia

 

Informações gerais 

 

Em 2006, ocorreram eleições gerais no Brasil.  No dia 1 de outubro foi realizado o primeiro turno e no dia 29 do mesmo mês o segundo turno ( presidente e governadores, se for necessário). Os eleitores (quase 126 milhões em todo Brasil) puderam exercer sua cidadania, escolhendo seus representantes no legislativo e no executivo. A eleição, importante momento da democracia, correu para os seguintes cargos eletivos: Presidente e Vice-Presidente da República, Deputados Federais, Senadores (um terço foi renovado), Governadores e Vice-Governadores (todos os estados e Distrito Federal) e Deputados Estaduais.

 

Assim como nas últimas eleições, a votação aconteceu, em quase todo território nacional, através do sistema de voto em urna eletrônica. Esta tecnologia, desenvolvida aqui no Brasil, tem se mostrado uma aliada perfeita no combate às fraudes eleitorais. Além de agilizar o voto, os resultados são apurados com mais rapidez do que o antigo método do voto em cédula de papel. 

 

Os candidatos a presidente e seus partidos políticos: 

 

-         Luis Inácio Lula da Silva (PT – Partido dos Trabalhadores): atual presidente da República, Lula conquistou a reeleição.  Nasceu em Pernambucano de Caetés (hoje parte do município de Garanhuns), foi metalúrgico e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores em 1980 e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) em 1983. Já exerceu o cargo de deputado federal na época da elaboração da Constituição de 1988.

 

-         Geraldo Alckmin (PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira). Nasceu em Pindamonhangaba (interior do Estado de São Paulo). Formado em Medicina, já foi vereador e prefeito em sua cidade natal, deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador do Estado de São Paulo. José Jorge do PFL (Partido da Frente Liberal) foi o candidato a vice-presidente em sua chapa.

 

-         Heloísa Helena (P-SOL – Partido Socialismo e Liberdade). Natural da cidade de Pão de Açúcar (AL), foi enfermeira e professora na Universidade Federal de Alagoas. Foi vice-prefeita em Maceió, deputada estadual em Alagoas e senadora. Fundou o P-Sol após ter sido expulsa do PT, por não concordar com os caminhos que o partido governista estava assumindo na administração do país.

 

-         Cristóvam Buarque (PDT – Partido Democrático Trabalhista). Natural de Recife (PE), é formado em Engenharia Mecânica com doutorado em Economia pela Universidade de Brasília. Foi governador do Distrito Federal e senador pelo PT. Durante este último mandato, passou para o PDT. Foi também Ministro da Educação do governo Lula entre os anos de 2003 e 2004.

 

-         José Maria Eymael (PSDC – Partido Social Democrata Cristão). Nasceu em Porto Alegre (RS), formou-se em Direito e é empresário. Foi deputado federal constituinte pelo extinto PDC.

 

-         Luciano Bivar (PSL – Partido Social Liberal). Natural de Recife (PE), é empresário e formado em Direito. Foi deputado federal pelo PSL.

 

-     Rui Costa Pimenta (PCO – Partido da Causa Operária). Natural de São Paulo (SP), é jornalista e nunca exerceu cargo eletivo. 

 

RESULTADO FINAL: 

 

Passaram para o segundo turno das eleições presidenciais 2006 os seguintes candidados: Luis Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin. No dia 29/10, ocorreu o segundo turno e Lula foi reeleito presidente do Brasil com 60,83% dos votos válidos. O candidato tucano Geraldo Alckmin ficou com 39,17%. Lula será o presidente do Brasil até o final de 2010.

 




Impressão Google+


Eleições 2006 Temas Relacionados

Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.