Bastet

O que representava na mitologia do Egito Antigo, imagem, resumo, características principais, deusa gato de panteão egípcio, atributos


Bastet: deusa gato da mitologia egípcia
Bastet: deusa gato da mitologia egípcia

 

Introdução

 

Na mitologia egípcia antiga, Bastet era uma deusa que representava a fertilidade, as mulheres grávidas, a maternidade, a feminilidade e a alegria do lar. Era filha do deus Rá (deus Sol), embora em alguns hieróglifos apareça também como filha do deus Amom.

 

Características principais da deusa Bastet:

 

- Em pinturas e relevos, encontrados principalmente em templos e pirâmides, Bastet aparece representada com corpo de mulher e cabeça de gato. Estátuas de gato de cor preta também eram usadas para representar esta deusa.

 

- O templo de culto à deusa Bastet ficava na cidade do Antigo Egito de Bubástis (região do delta do rio Nilo). Os egípcios faziam, neste templo, festas anuais em homenagem à deusa gato. Nestas festas, além das oferendas, eram enterrados gatos mortos próximos ao templo e arreadores da cidade.

 

- Os principais atributos associados à deusa Bastet no Egito Antigo eram: gato, cesta, faca e sistro (antigo instrumento musical, feito geralmente de bronze).

 

- Era considerada pelos egípcios como uma deusa de comportamento antagônico. Costumava ser benevolente, gentil e alegre. Porém, em algumas situações, foi retratada como sendo cheia de ira e fúria.

 

Você sabia?

 

- Na mitologia grega, a deusa equivalente de Bastet era Ártemis.




Impressão Google+


Bastet Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Dicionário de Mitologia Egípcia e outros

Autor: Spalding, Tássilo O.

Editora: Cultrix

Temas do livro: Mitologia egípcia, deuses do Egito Antigo, História, religião no Egito Antigo


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.