Akhenaton

Quem foi, faraó do Egito Antigo, informações, realizações, governo, implantação do monoteísmo


Akhenaton: o reformador religioso do Egito Antigo
Akhenaton: o reformador religioso do Egito Antigo

 

Quem foi

 

Akhenaton foi um faraó egípcio da 18º Dinastia Egípcia. Governou o Egito Antigo entre os anos de 1352 a.C. e 1336 a.C. Também conhecido como Amenófis IV,  passou para a história como aquele que fez importantes transformações sociais no Egito, além de ter realizado uma reforma no campo religioso. É considerado o primeiro reformador religioso da história da humanidade.

 

Akhenaton nasceu no ano de 1372 a.C. e faleceu em 1336 a.C. Foi casado com Nefertiti, que, segundo historiadores, teve grande influência política no reinado do faraó Akhenaton.

 

Principais realizações:

 

- Implantou o monoteísmo no Egito Antigo, estabelecendo o culto ao deus Aton (deus Sol, representado pelo disco solar). Neste contexto, proibiu o culto a outros deuses.

 

- Transferiu a capital do Egito de Tebas para Aquetaton, local em que ordenou a construção de um grande templo para o deus Aton.

 

- As mudanças religiosas vieram acompanhadas de mudanças artísticas, principalmente no estilo. Características naturalistas, embora sutis, são verificadas nas pinturas deste período.

 

Fim das reformas religiosas

 

Impopulares, a obrigação de culto e adoração a um único deus e a reforma religiosa realizada por Akhenaton duraram até o começo do reinado do faraó Tutancâmon (filho de Akhenaton). Os sacerdotes egípcios, que tinham muito poder, retomaram o politeísmo e o culto aos vários deuses do panteão egípcio.




Impressão Google+


Akhenaton Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

O Egito dos faraós - Historia, Civilização, Cultura

Autor: Mella, Federico A. A.

Editora: Hemus

Temas do livro: Egito Antigo. Faraós Egípcios, História Antiga


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.