História do Boxe

Informações sobre a história do boxe, regras, nocaute, boxeadores famosos, golpes


Boxe: estratégia e força
Boxe: estratégia e força

 

Introdução

 

Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo golpes uns contra os outros. Os gregos e romanos também praticavam lutas deste tipo com objetivos esportivos (caso dos gregos) ou de simples diversão (caso dos romanos).

 

Crescimento do esporte, a luta e os golpes

 

Porém, o boxe só ganhou algumas regras, aproximando-se do que é hoje, no século XVII, no Reino Unido. Foi no ano de 1867, que o uso de luvas e o número de assaltos foram determinados como regras oficiais.

 

Para tornar as lutas mais competitivas, as regras do boxe definiram categorias que variam de acordo com o peso do lutador (boxeador ou pugilista).

 

As lutas profissionais possuem, no máximo, 12 assaltos com 3 minutos cada. Porém, em determinadas competições o número de assaltos pode ser menor. Nas Olimpíadas, por exemplo, são 3 rounds de 3 minutos cada.

 

No final de cada assalto, os lutadores ganham pontos, que são atribuídos por cinco jurados da luta. Estes pontos, definidos por golpes e defesas, servem para definir o ganhador em caso de a luta chegar até o fim. Quando um lutador consegue derrubar o adversário e este permanece por 10 segundos no chão ou não apresentar condições de continuidade na luta, ela termina por nocaute. A luta também pode terminar se um dos treinadores jogar uma toalha branca no ringue. Este gesto significa desistência do lutador comandado pelo treinador que jogou a toalha.

 

No boxe, não são permitidos golpes baixos (na linha da cintura ou abaixo dela).

 

O boxe é um esporte, também considerado arte marcial, que faz parte dos Jogos Pan-Americanos e também das Olimpíadas. Podemos citar como boxeadores que mais fizeram sucesso: Larry Holmes, Muhammad Ali, Sugar Ray Leonard, Oscar de la Hoya, Julio Cesar Chavez e Mike Tyson. No Brasil, podemos destacar Éder Jofre, Adilson "Maguila" Rodrigues e Acelino Popó Freitas.

 

Principais golpes de boxe: os principais golpes de boxe são: cruzado (aplicado na lateral da cabeça do adversário), jab (golpes preparatórios de baixo impacto e rápidos), direto (soco frontal) e upper (também conhecido como gancho, ocorre de baixo para cima atingindo o queixo).

 

Principais organizações internacionais:

 

- Associação Mundial de Boxe (AMB)

 

- Conselho Mundial de Boxe (CMB)

 

- Federação Internacional de Boxe (FIB)

 

- Organização Mundial de Boxe (OMB)

 

Principais boxeadores e suas conquistas nas Olimpíadas

 

- Muhammad Ali conquistou medalha de ouro na categoria meio-pesado (até 81kg), nos Jogos Olímpicos de Roma (1960).

 

- O boxeador canadense Lennox Lewis venceu o norte-americano Riddick Bowe na final dos superpesados dos Jogos Olímpicos de Seul (1988).

 

- O boxeador cubano Teófilo Stevenson foi três vezes campeão olímpico na categoria peso pesado (entre 1972 e 1980).


Você sabia?

 

- Nas Olimpíadas do Rio 2016, o boxe foi uma das modalidades olímpicas. O Brasil teve uma boa participação no evento, pois conquistou uma medalha de ouro. O boxeador brasileiro Robson Conceição venceu o francês Sofiane Oumiha, na categoria peso ligeiro masculino, e ficou com o ouro.

 

- Na Olimpíada de Londres 2012 ocorreu a estreia do boxe feminino em Jogos Olímpicos.

 

- A primeiro boxeador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica foi Servílio de Oliveira. O feito ocorreu nas Olimpíadas da Cidade do México em 1968, sendo que a medalha conquistada foi de bronze.

 

- A única edição dos Jogos Olímpicos que não houve disputas de boxe foi em 1912 (Olimpíadas de Estocolmo). Em função de uma lei que proibia a prática do esporte no país, o boxe não foi relacionado como modalidade olímpica.

 

- Um dos movimentos defensivos mais usados no boxe é a esquiva. Através da esquiva, o boxeador consegue sair de um golpe sem ter que usar os braços, movimentando apenas o corpo (principalmente a cabeça e o tronco).

 

- O boxe fez sua estreia como esporte olímpico no ano de 1904, durante as Olimpíadas de Saint Louis (EUA).

 

- O próximo Mundial de Boxe ocorrerá na cidade de Hamburgo (Alemanha), entre os dias 22 e 30 de setembro de 2017.




Impressão Google+


História do Boxe Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- O que é boxe

  Autor: Freitas, Armando

  Editora: Casa da Palavra

  Temas: Esportes

 

- O boxe

  Autor: Oates, Joyce C.

  Editora: Edições 70 - Brasil

  Temas: Esportes

 


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.