Golfe

Surgimento, história, regras básicas, objetivo do esporte, campo e materiais, golfe nas olimpíadas, curiosidades, resumo, características, bola e campo


Golfe: esporte retornou as Olimpiadas em 2016
Golfe: esporte retornou as Olimpiadas em 2016

 

Introdução (o que é)

 

O golfe é um esporte realizado ao ar livre, cuja meta é fazer com que a bola entre nos buracos, utilizando um taco nas jogadas, distribuídos num campo de grandes dimensões. Para tal objetivo, o jogador deve utilizar-se do menor número possível de tacadas.

 

Surgimento e história do golfe (resumo)

 

Oficialmente, o golfe surgiu na Escócia no final da primeira metade do século XVIII. Foi nesta época que foram criadas as primeiras regras e associações de jogadores no Reino Unido. Porém, existem pesquisadores do esporte que afirmam que ele já era praticado em terras escocesas desde o início do século XV, embora sem regras oficiais.

 

As primeiras regras foram elaboradas em 1744, pela Companhia de Golfistas da cidade escocesa de Edimburgo.

 

Regras básicas e características

 

- Num campo de golfe existem 18 buracos. Nele existem obstáculos como, por exemplo, bunkers de areia e pequenos lagos. Um campo de golfe tem, geralmente, 6,4 quilômetros de extensão. O golfista, durante uma partida, deve acertar a bolinha em todos os buracos do campo.

 

- Os jogadores utilizam tacos especiais para encaixar as bolinhas, com a menor quantidade possível de tacadas.

 

- Geralmente, uma partida de golfe tem a duração de quatro dias. Estas partidas são realizadas durante a parte clara do dia.

 

- Os buracos do campo de golfe são sinalizados com uma bandeira pequena, presa num mastro, geralmente de formato triangular.

 

- Os jogadores podem utilizar cinco tipos de tacos diferentes. Cada um deles é apropriado para uma determinada situação. Os de cabeça de madeira, por exemplo, são muito usados para tacadas mais fortes. Para tacadas que exigem precisão, geralmente as mais próximas do buraco, os jogadores usam um taco chamado de putter, que podem ter a cabeça formada por diversos tipos de materiais (aço, bronze, grafite, alumínio, entre outros).

 

- No golfe existem dois tipos principais de tacadas: drive (tacadas de alta potência) e chip (tacadas curtas e precisas, pois são realizadas próximas aos buracos).

 

- A bola de golfe não pode pesar mais do que 45,93 gramas e seu diâmetro não pode ser menor do que 42,67 milímetros. Geralmente, são na cor branca e devem ser precisamente simétricas. Elas possuem, em sua superfície, entre 250 e 500 alvéolos.

 

Golfe nas Olimpíadas

 

- O golfe entrou para o quadro de esportes olímpicos na segunda Olimpíadas da Era Moderna, ou seja, em 1900. Nas Olimpíadas de 1904, o golfe fez parte pela segunda e última vez do quadro olímpico. Ficou de fora mais de um século e, nos Jogos Olímpicos de 2016, voutou a fazer parte das Olimpíadas.

 

Destaques da atualidade

 

- Os países que mais se destacam no golfe na atualidade são: Estados Unidos, Irlanda, Austrália, Alemanha, Inglaterra, Irlanda do Norte, Suécia e África do Sul. Nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016, o britânico Justin Rose ficou com a medalha de ouro (jogada por tacadas individual). Já no feminino, o ouro ficou com a sul-coreana Inbee Park.

 

- Um dos melhores golfistas da atualidade é o norte-americano Jordan Spieth, vencedor do U.S. Open e Masters de 2015. Está em primeiro lugar no ranking mundial de golfe (em novembro de 2015).

 

Principais torneios internacionais de Golfe

 

Os principais torneios internacionais de golfe da atualidade são os quatro que formam o PGA Tour: U.S. Open, Masters, British Open e PGA Championship.

 

Principais associações de Golfe:

 

- IGF (International Golf Federation)

 

- CBG (Confederação Brasileira de Golfe)

 

Curiosidades:

 

- Na primeira tacada de cada buraco, a bola de golfe fica sobre um suporte plástico chamado de tee.

 

- A palavra golfe tem origem na palavra alemã kolbe, cujo significado é taco.

 

- A jogada mais incrível do golfe é chamada de hole in one. Ela ocorre quando o golfista consegue acertar um buraco na primeira tacada. Essa jogada é muito difícil e rara de acontecer nos jogos de golfe.

 

- Atualmente, existem cerca de 85 milhões de praticantes de golfe no mundo todo (estimativa de 2015).

 

- Cada golfista pode ter um assistente durante o jogo. Conhecido como caddie, este pode ajudar com informações técnicas, além de carregar os materiais do golfista.

 

- Como os campos são grandes, os golfistas podem utilizar carrinhos elétricos para fazer o deslocamento durante as partidas.




Impressão Google+


Golfe Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Golfe - 100 anos no Brasil

Autor: vários autores

Editora: Talento

Temas do livro; Golfe, Esporte


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.