Curiosidades do Basquete

Informações, dados e fatos curiosos da História do Basquete no Brasil e no mundo


Partida de Basquete nos primórdios do esporte
Partida de Basquete nos primórdios do esporte

 

Informações, fatos e dados curiosos do Basquete

 

- O basquete foi criado em 1891 pelo norte-americano James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield.

 

- A primeira partida de basquete foi realizada pelos alunos de Naismith, o inventor do basquete, porém não se tem registro da data em que ocorreu. O que se sabe é que este jogo histórico foi disputado em dezembro de 1891.

 

- Já a primeira partida de basquete feminino foi realizada em 4 de abril de 1896. Neste jogo, as alunas da Universidade de Stanford saíram vencedoras contra as da Universidade da Califórnia.

 

- O Brasil foi o pioneiro entre os países latino-americanos na prática deste esporte. O basquete estreou por aqui no ano de 1896.

 

- Nos primórdios do basquete profissional, os jogadores não eram tão altos quanto hoje. Eles ficavam, na média, entre 1,75m e 1,80m. Atualmente, a maioria dos jogadores mede entre 1,95m e 2,05m.

 

- Já o primeiro jogo oficial de basquete foi disputado em 11 de março de 1892. O jogo foi realizado no Springfield College, sendo que o time formado pelos alunos venceu o dos professores pelo placar de 5 a 1.

 

- A primeira bola de basquete foi fabricada pela empresa norte- americana A. C. Spalding & Brothers no ano de 1891. 

 

- As primeiras cestas de basquete sem fundo foram criadas em 1892 por Lew Allen, do estado norte-americano de Connecticut. As tabelas foram usadas oficialmente somente em 1895.

 

- O basquete se tornou esporte olímpico nas Olimpíadas de Berlim (1936). Em homenagem, Naismith, o criador do basquete, lançou ao alto a bola no início da primeira partida olímpica.

 

- O recordista mundial de pontuação no basquete é o ex-jogador brasileiro Oscar Schmidt. O “Mão Santa”, como ficou conhecido, marcou 49.703 pontos durante sua carreira.

 

- Três jogadores de basquete brasileiros fazem parte do Hall da Fama Naismith Memorial, em Springfield (Estados Unidos). São eles: Hortência, Ubiratan e Oscar Schmidt.

 

- O jogador que mais pontuou na NBA (National Basketball Association) é o norte-americano Kareem Abdul-Jabaar com 38.387 pontos em 1560 jogos.

 

- O jogador que marcou o maior número de pontos em uma única partida oficial é Wilt Chamberlain. Foram 100 pontos num jogo da NBA realizado em 2 março de 1962. Ele é considerado o melhor jogador de basquete do mundo nos Estados Unidos.




Impressão Google+


Curiosidades do Basquete Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Almanaque do melhor Basquete do Mundo

  Autor: Boop, Michael

  Editora: Panda Books

  Temas: Basquete, Esportes

 


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.