Ciclismo BMX

O ciclismo BMX é um esporte de corrida de bicicletas numa pista de terra.


Ciclismo BMX: manobras radicais em pista de terra
Ciclismo BMX: manobras radicais em pista de terra

 

O que é


Conhecido popularmente como Bicicross, o Ciclismo BMX é um esporte de corrida com bicicletas em pistas de terra. Estas pistas (cerca de 400 metros de extensão) são irregulares, com presença de muitos obstáculos e dificuldades (lombadas, rampas, morros, curvas acentuadas, valetas e ondulações). Os ciclistas, para vencer estes obstáculos, além de agilidade e rapidez, devem dominar técnicas de manobras radicais. O vencedor de uma corrida é aquele que chega primeiro.



Origem e história

 

O ciclismo BMX surgiu na Califórnia (Estados Unidos) em 1968. Sua origem está relacionada como uma espécie de adaptação do Moto Cross para bicicletas.

 

Nas décadas de 1970 e 1980, o esporte se espalhou pelo mundo, chegando inclusive no Brasil.

 

No mês de abril de 1981, foi fundada a Federação Internacional de BMX.

 

O primeiro campeonato mundial foi realizado em 1982, na cidade de Las Vegas (EUA). Em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, o ciclismo BMX fez sua estreia como esporte olímpico.



As bicicletas de BMX

 

As bicicletas utilizadas pelos ciclistas desta modalidade são específicas e possuem características adaptadas às condições das pistas. São bicicletas leves, resistentes e de pequeno porte. Geralmente possuem rodas de aro 20 e pneus apropriados para a terra. Elas possuem apenas uma marcha e um freio (roda de trás).



Regras básicas:

 

- O ciclista deve utilizar uma bicicleta com características determinadas pela organização da competição. Ou seja, todos devem competir com bicicletas com rodas de mesmo tamanho, além de outras características.

 

- Todos os ciclistas devem usar equipamentos de segurança obrigatórios como, por exemplo, capacete com protetor de boca, joelheira, luvas, tênis e roupas apropriadas. Como as quedas ocorrem com frequência neste esporte, estes equipamentos são primordiais para garantir a segurança dos ciclistas.

 

- A corrida deve começar numa rampa (com oito metros aproximadamente) para que os ciclistas ganhem velocidade logo no início.

 

- Os ciclistas não podem fazer manobras ou movimentos que derrubem propositalmente outros ciclistas.

 

Corrida de ciclismo BMX numa posta de terra

Corrida de ciclismo BMX: esporte emocionante e radical.

 

 

Você sabia?

 

- Nos Jogos Olímpicos de 2020 (realizados em Tóquio em 2021), Grã-Bretanha, Colômbia e Holanda se destacaram no Ciclismo BMX. No masculino, o ouro ficou como holandês Niek Kimmann, enquanto no feminino a britânica Bethany Shriever foi quem ganhou a medalha de ouro.

 

- A sigla BMX são as iniciais de Bicycle Moto Cross, sendo que a letra X faz referência ao verbo cruzar (cross).

 

- O maior medalhista olímpico no ciclismo BMX é o ciclista da Letônia Maris Strombergs. Ele ganhou duas medalhas de ouro, sendo uma nas Olimpíadas de 2008 e outra nas Olimpíadas de 2012.

 

- A organização internacional que regulamenta o esporte e organiza eventos e campeonatos é a UCI (União Ciclística Internacional), com sede na Suíça. Ela foi fundada no ano de 1900.

 

- O termo holeshot é usado quando um ciclista termina a primeira curva da pista em primeiro lugar.

 

Disputa de Corrida de bmx mostrando 5 corredores

Corrida de ciclismo BMX.

 

 

Saiba mais:

 

Obtenha mais informações sobre o Ciclismo e suas competição no website da Confederação Brasileira de Ciclismo.

 

 



Atualizado em 19/01/2024




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Ciclismo, BMX e Montain Bike

Autor: Sesi-SP

Editora: Sesi-SP


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.