Canoagem

História da Canoagem, modalidades, esporte náutico, competições


Canoagem: um esporte de força e resistência
Canoagem: um esporte de força e resistência

 

O que é e história da Canoagem 

 

A canoagem é um esporte náutico, praticado com a utilização de embarcações (canoa ou caiaque). Desde a Pré-História, os homens utilizam essas pequenas embarcações para o transporte e locomoção. Há relatos da antiguidade que demonstram que os homens usavam estas embarcações também para competições. No ano de 1936, a canoagem passou a fazer parte das modalidades dos Jogos Olímpicos (nas modalidades slalom e velocidade).

 

Principais modalidades de canoagem

 

Canoagem de velocidade

 

É a mais popular sendo é disputada em canais de 2 km de comprimento. Nas Olimpíadas são disputadas competições em percursos de 500 m e 1000 m. As competições são realizadas com um, dois ou quatro canoístas por canoa. As embarcações usadas (caiaques ou canoas) são bem rápidas, porém instáveis. É praticada em águas calmas (rios sem corredeiras, represas ou lagoas).

 

Canoagem Slalom

 

É praticada em percursos de 250 até 400 metros. Os canoístas devem passar por 18 a 25 portas (obstáculos), com o menor número de erros possível e num menor espaço de tempo. Entrou como modalidade olímpica em 1992. É praticada em águas brancas (rios com presença de corredeiras).

 

Canoagem Oceânica

 

Praticada com embarcações especiais para o mar, o objetivo desta modalidade é cumprir determinados percursos no oceano. Apresenta um elevado grau de dificuldade.

 

Canoagem Maratona

 

Nesta modalidade os percursos são elevados (de 15 km para cima). É uma competição que envolve grande esforço físico e resistência por parte dos canoístas.

 

Caiaque-Pólo

 

Competição envolvendo duas equipes em que os jogadores utilizam canoas para se movimentarem pela área de jogo. É disputado em rios, piscinas ou lagos. O objetivo é marcar o maior número de gols.

 

Freestyle

 

Modalidade recente de canoagem. O canoísta deve fazer manobras e movimentos específicos na onda de um rio, num determinado período de tempo. Cada manobra vale pontos para o canoísta.

 

Principais organizações:

 

- CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) - organiza os eventos esportivos no Brasil.

 

- ICF (Federação Internacional de Canoagem) - organiza o esporte em nível mundial.

 

Principal competição e potências do esporte atual:

 

- A principal competição em nível mundial é o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. Este campeonato ocorre anualmente, exceto nos anos em que há Jogos Olímpicos de Verão (Olimpíadas). O último campeonato ocorreu entre 19 e 23 de agosto de 2015, na cidade de Milão (Itália). As equipes masculina e feminina da Alemanha foram o destaque, ganhando 13 medalhas no total.

 

- O próximo Mundial de Canoagem Velocidade ocorrerá na República Tcheca, entre os dias 23 e 27 de agosto de 2017.

 

- Atualmente, as grandes potências mundiais do esporte são: Alemanha, Hungria, Espanha e Grã-Bretanha. Nas Olimpíadas do Rio 2016, a Alemanha conquistou 4 medalhas de ouro. A Hungria e Espanha ficram com  3 medalhas de ouro, enquanto a Grâ-Bretanha com duas.

 

Curiosidades:

 

- A canoagem slalom estreou nas Olimpíadas de Munique (1972). Depois, ficou de fora nos seis Jogos Olímpicos seguintes, retornando em 1992 (Olimpíadas de Barcelona). Já a canoagem sprint faz parte dos jogos olímpicos desde as Olimpíadas de Berlim (1936).

 

- O Brasil participou pela primeira vez de provas olímpicas de canoagem nos Jogos Olímpicos de 1992,  em Barcelona.

 

- Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, o Brasil ganhou 3 medalhas olímpicas na canoagem. Isaquias Queiroz foi o grande destaque, pois ganhou duas de prata (C1 1000 m e em dupla com Erlon na categoria C2 100m) e uma de bronze (categoria C1 200m).

Isaquias Queiroz na canoagem (categoria C1 1.000 metros).



Impressão Google+


Canoagem Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- O que é canoagem, remo e esqui aquático

  Autor: Freitas, Silvia

  Editora: Casa da Palavra

  Temas: Esportes

 

- ABC da Canoagem

  Autor: Byde, Alan

  Editora: Presença

  Temas: Esportes

 


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.