Principais Hidrovias do Brasil

O que é hidrovia, vantagens, lista com o nome das principais hidrovias do Brasil e rios em que estão instaladas, transporte hidroviário, bibliografia indicada, importância para a infraestrutura


Hidrovia Tietê-Paraná: uma das mais importantes do Brasil
Hidrovia Tietê-Paraná: uma das mais importantes do Brasil

 

Introdução (o que é, vantagens e características)

 

Hidrovia é um sistema de transportes (cargas e passageiros), que utiliza rios navegáveis como vias. São de fundamental importância para a infraestrutura e a logística de um país.

 

Em função da grande quantidade de rios navegáveis, o Brasil possui um excelente potencial na área de transporte hidroviário.

 

As hidrovias fazem parte de um sistema de transporte (principalmente de cargas) muito útil e vantajoso. O transporte hidroviário é mais econômico do que o rodoviário e o aéreo, além de ser ambientalmente mais sustentável (baixa poluição).

 

Infelizmente, o Brasil ainda possui poucas hidrovias (em comparação às rodovias) instaladas e em funcionamento.

 

Principais hidrovias brasileiras:

 

- Hidrovia Tietê-Paraná: via de navegação entre áreas importantes das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Esta hidrovia localiza-se em trechos navegáveis dos rios Tietê e Paraná.

 

- Hidrovia do Madeira: o tronco principal desta hidrovia opera no rio Madeira. É uma importante via de navegação e transporte de cargas da região Norte do Brasil. Tem início em Porto Velho (Rondônia) e termina no Porto de Itacoatiara (no rio Amazonas).

 

- Hidrovia Tocantins-Araguaia: principal hidrovia da região centro-norte do Brasil. Está localizada nos rios Araguaia e Tocantins e alguns de seus afluentes.

 

- Hidrovia do São Francisco: importante via de ligação entre as regiões Nordeste e Centro-Sul do Brasil. Possui 2.354 km de extensão. Está localizada nos rios São Francisco (principal via), Paracatu, Grande e Corrente.

 

- Hidrovia do Paraguai: importante via de navegação hidroviária da América do Sul. Localizada na Bacia do rio Paraguai.

 

- Hidrovia do Solimões-Amazonas: importante via de navegação da região norte do Brasil. O principal tronco fica no rio Amazonas. Também está presente na Bolívia, Equador, Peru e Colômbia.

 

- Hidrovia do Mercosul: possui 1.860 km de vias navegáveis. Localizada nos rios Jacuí, Caí, Sinos, Gravataí, Taquari, Camaquã e Jaguarão (região sul do Brasil). Possui ligação com a Bacia do rio Uruguai.

 

Outras importantes hidrovias brasileiras:

 

- Hidrovia do Tapajós-Teles Pires: localizada no rio Tapajós (região Norte).

 

- Hidrovia do Parnaíba (rio Parnaíba, nos estados do Piauí e Maranhão).




Impressão Google+


Principais Hidrovias do Brasil Temas Relacionados
Bibliografia Indicada


Estradas Dágua: as Hidrovias do Brasil

Autor: Rodrigues, João Augusto

Editora: Action

Ano de publicação: 2009

Temas do livro: Transporte no Brasil, Logística, Infraestrutura


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.