Capitalismo Informacional

Características principais, resumo, conceito, o que é, história , teórico, mudanças sociais


Tecnologia da Informação: base do capitalismo informacional
Tecnologia da Informação: base do capitalismo informacional

 

Conceito (o que é)


Também conhecido como capitalismo cognitivo, é um conjunto de doutrinas e práticas econômicas relacionadas à terceira fase de desenvolvimento do capitalismo e que tem como mola propulsora o acúmulo e uso de conhecimentos, principalmente, na área de tecnologia da informação (TI).

 

História

O capitalismo informacional surgiu na década de 1950, com o avanço da globalização econômica. Porém, ganhou grande impulso no final do século XX com o avanço da Tecnologia da Informação, principalmente, com o aumento das transações comerciais via Internet.

 

O capitalismo informacional tem como referência as empresas de tecnologia que se desenvolveram no Vale do Silício (Califórnia), a partir do final do século XX.

 

Vale dizer que este nova fase do capitalismo não aboliu nem mesmo diminuiu o desenvolvimento industrial e comercial, típicos das fases anteriores deste sistema econômico. Pelo contrário, o desenvolvimento da tecnologia da informação foi de fundamental importância para a melhoria dos processos produtivos utilizados pelos setores da indústria e comércio.

 

Principais características:


- Grande importância dos sistemas de computadores, principalmente dos interligados através de redes como, por exemplo, a Internet.

 

- Valorização das empresas que produzem conhecimentos atrelados ao desenvolvimento tecnológico (computadores, videogames, smartphones, notebooks, tablets, softwares, aplicativos, redes sociais, sistemas de buscas entre outros).

 

- Uso de mão-de-obra especializada e qualificada. Valorização da mão-de-obra jovem com amplo conhecimento tecnológico e desenvolvimento criativo.

 

- Surgimento e desenvolvimento de pequenas empresas especializadas em desenvolvimento de softwares e aplicativos. Estas empresas, em sua fase inicial, são conhecidas como startups.

 

- Grande valorização da criatividade e de conhecimentos amplos dentro das empresas.

 

- Valorização e aumento da produção e comercialização de produtos tecnológicos.

 

Mudanças sociais provocadas pelo capitalismo informacional:


- Aumento significativo na troca de ideias e informações através, principalmente, dos sites de relacionamentos sociais.

 

- Crescimento da dependência tecnológica, principalmente com relação à necessidade de estar conectado e ativo na rede. Este fato faz com que muitas pessoas “percam” grande quantidade de tempo em redes sociais.

 

- Aumento da quantidade de informações recebidas pelas pessoas em seu dia-a-dia.

 

A questão do emprego


Com o advento do capitalismo informacional houve uma significativa diminuição dos postos de trabalhos em áreas em que o computador apresentou-se como solução. Um bom exemplo é o corte nos postos de trabalho de caixas de bancos com o aumento da utilização da Internet (Home Banking) por parte dos clientes.

 

Dentro do contexto deste novo modelo econômico, houve um deslocamento de oportunidades de trabalho de profissões tradicionais para aqueles ligadas à tecnologia da informação.

 

Infelizmente esta nova fase do capitalismo não conseguiu eliminar um dos principais problemas sociais do mundo contemporâneo: a desigualdade econômica. O problema da distribuição de renda desigual e injusta ainda continua presente, principalmente, nos países emergentes como, por exemplo, o Brasil.

 

Teórico principal


O principal estudioso e também o desenvolvedor do conceito de capitalismo informacional é o sociólogo espanhol Manuel Castells, autor do livro “A sociedade em rede” (publicado em 2006).  




Impressão Google+


Capitalismo Informacional Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- A sociedade em rede


  Autor: Castells, Manuel
  Editora: Paz e Terra
  Temas: Economia, Sociologia


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.