Curiosidades da Grécia Antiga

Dados e fatos curiosos da cultura, religião, vida cotidiana, alimentação e artes da Grécia Antiga


Moedas gregas antigas: importantes no comércio
Moedas gregas antigas: importantes no comércio

 

Curiosidades da Grécia Antiga:

 

- Na Grécia Antiga, grande parte das pessoas acreditava que os deuses poderiam ter filhos com os mortais. Destas uniões surgiam os heróis.

 

- Os gregos antigos gostavam muito de esportes, vale lembrar que foram eles que inventaram os Jogos Olímpicos. Estas competições eram espécies de homenagens aos deuses do Olimpo.

 

- Os cientistas gregos se dedicaram muito às Ciências, principalmente Matemática, Medicina e Astronomia. Um dos mais importantes cientistas da época foi Hipócrates (considerado o pai da Medicina).

 

- Os gregos antigos construíam templos religiosos em locais altos (montanhas) para ficarem mais próximos dos deuses (como eles acreditavam) e também para servir de observatórios contra invasores inimigos.

 

- Os principais alimentos consumidos na Grécia Antiga eram: legumes, azeitonas, azeite, frutos, cereais (trigo e cevada), mel, leite, pão, ovos (de galinha e codorna) e peixes. O vinho era muito comum também, porém nas famílias mais ricas da sociedade grega.

 

- Além do vinho, outra bebida consumida era a kykeon. Era geralmente consumida em rituais religiosos em áreas do interior da Grécia. Consistia numa espécie de papa de cavada com água e ervas.

 

- O teatro era um dos mais comuns entretenimentos dos cidadãos gregos, principalmente na cidade de Atenas. A comédia e a tragédia eram os gêneros mais representados.

 

- Duas das Sete Maravilhas do Mundo Antigo foram construídas na Grécia Antiga: Estátua de Zeus Olímpico (esculpida por Fídias no século V a.C.) e o Colosso de Rodes (esculpida por Cares de Lindos no século III a.C.).

 

- Era muito comum, principalmente em épocas de guerra, os gregos usarem atletas (corredores) para transportar, em “alta velocidade”, mensagens importantes.

 

- Muitas cidades-estado da Grécia Antiga cunhavam moedas em metal (prata, bronze) para utilizarem nas relações comerciais internas e externas.

 

- Os gregos antigos costumavam consultar as pitonisas para saberem do futuro. Estas eram mulheres sacerdotisas que, através de alguns rituais, diziam revelar o futuro das pessoas. O Oráculo de Delfos era um dos principais pontos desta atividade na Grécia Antiga.




Impressão Google+


Curiosidades da Grécia Antiga Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Como seria sua vida na Grécia Antiga

Autor: Macdonald, Fiona

Editora: Scipione

Temas: Grécia Antiga, Vida Cotidiana, Curiosidades históricas


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.