Zonas Térmicas da Terra

As cinco zonas térmicas da Terra e suas principais características, resumo, nomes, localização e mapa


As cinco zonas térmicas do planeta Terra
As cinco zonas térmicas do planeta Terra

 

Introdução

 

O planeta Terra pode ser divido em cinco zonas (áreas) térmicas de acordo com a incidência de raios solares. No geral, cada uma destas zonas apresentam algumas características climáticas semelhantes, principalmente, no tocante as temperaturas médias anuais.

 

Zona Tropical ou Intertropical

 

Faixa localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, tendo a Linha do Equador no centro. É a zona mais quente do planeta, apresentando temperaturas médias anuais entre 20°C e 30°C. A faixa próxima à linha do Equador é a que recebe maior incidência de insolação, portanto, é a região mais quente da Zona Tropical.

 

Zona Temperada

 

Na verdade, existem duas zonas temperadas (norte e sul). A Zona Temperada Norte está localizada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico. Já a Zona Temperada Sul está localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. Estas duas zonas temperadas apresentam temperaturas médias anuais entre 10°C e 20°C.

 

Zona Polar

 

Também são duas e caracterizam-se por serem as zonas mais frias do planeta Terra. As zonas polares recebem baixa incidência de raios solares durante o ano. A temperatura média anual fica em torno de -5°C e 10°C. A Zona Polar Ártica fica no extremo norte do Planeta Terra, enquanto a Zona Polar Antártica fica no extremo sul do planeta.




Impressão Google+


Zonas Térmicas da Terra Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Clima e Meio Ambiente

Autor: Conti, José Bueno

Editora: Saraiva

Temas do livro: Climas do Mundo, Climatologia, Geografia


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.