Continentalidade e Maritimidade

Definição, influência sobre o clima, fatores climáticos, resumo, continentalidade e maritimidade no Brasil


Maritimidade: influência no clima litorâneo
Maritimidade: influência no clima litorâneo

 

Introdução


Existem vários fatores que influenciam o clima de uma determinada região. Entre eles, dois de grande importância são a continentalidade e a maritimidade.

 

Definição de continentalidade e maritimidade


Continentalidade é um fator climático relacionado à distância do oceano.

 

Maritimidade é um fator climático relacionado à proximidade de mares e oceanos.

 

Influência sobre o clima


Estes dois fatores exercem grande influência sobre o clima de uma região, determinando a umidade e também a variação de temperatura.

 

Continentalidade


Quanto mais distante dos oceanos e mares, ou seja, quanto maior a influência da continentalidade, menor será a umidade do ar de uma região e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas). Em regiões de interior, ou seja, distantes dos oceanos, ocorre também maior variação de temperatura no decorrer do dia. Esta variação é observada também entre o inverno e o verão.

 

Estas variações de temperatura ocorrem em regiões distantes de grandes massas de água, pois a terra perde calor mais rapidamente do que a água. Se pegarmos a diferença entre a máxima e a mínima temperatura de um dia numa região de interior (maior influência da continentalidade) e de uma do litoral (maior influência da maritimidade), veremos que esta diferença é muito maior na região de interior.

 

Maritimidade


Regiões próximas a grandes massas de água (oceanos e mares) são influenciadas pela maritimidade. Quanto mais próxima uma região está do oceano, maior será a umidade do ar e o índice pluviométrico e menor a variação de temperatura diária. Esta variação também é menor entre o verão e o inverno. A amplitude térmica (diferença entre a máxima e a mínima temperatura) é menor, pois a água demora mais tempo para perder calor do que a terra. Assim, ela retém calor durante a noite, fazendo com que as temperaturas não baixem tanto quanto ocorre em áreas do interior.

 

No Brasil


Nosso país possui um vasto território continental e também litorâneo. Portanto, o clima brasileiro é muito influenciado por estes dois fatores climáticos. O clima das áreas litorâneas do Brasil sofre grande influência da maritimidade. Massas de ar que se formam no oceano Atlântico, por exemplo, são carregadas de umidade e atingem estas regiões.

 

Já as áreas do interior do Brasil sofrem maior influência da continentalidade. Excluindo a região da Amazônia, que retém muita umidade em função da vegetação, as outras áreas do interior do Brasil possuem clima caracterizado por baixa umidade do ar. A cidade de Brasília, por exemplo, situada bem no interior do território brasileiro, sofre com os baixos índices de umidade do ar.




Impressão Google+


Continentalidade e Maritimidade Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Clima de Meio Ambiente
  Autor: Conti, José Bueno
  Editora: Saraiva
  Temas: Geografia, Clima


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.