Como é definida a data do Carnaval

Saiba porque a data do carnaval varia de ano para ano, as referências de cálculo da data, como saber e como funciona, resumo


Carnaval: definição da data depende de vários fatores
Carnaval: definição da data depende de vários fatores

 

Introdução

 

Como sabemos, a cada ano a data do carnaval muda. Tem ano que ela ocorre em fevereiro (mais comum), mas também pode cair no começo do mês de março (menos comum). Mas porque ocorre esta mudança de ano para ano? Vamos saber na explicação abaixo.

 

Como a data do carnaval é definida

 

No ano de 325, durante o Primeiro Concílio de Niceia, os bispos da Igreja Católica definiram a data de comemoração da Páscoa. Como veremos, a data do carnaval é definida, tendo como referência a Páscoa, que também varia de ano para ano.

 

A Páscoa é definida, tendo como referência o Equinócio, dia em que o dia e a noite possuem a mesma duração (doze horas). O Equinócio costuma ser por volta do dia 20 de março de cada ano. Após a ocorrência do Equinócio, deve-se esperar a primeira lua cheia, pois no domingo seguinte é o Dia da Páscoa.

 

Como vimos, a data da Páscoa depende da Lua Cheia, que é um fenômeno da natureza que varia de ano para ano. Assim como o Equinócio, que também é um fenômeno da natureza, pois não tem data fixa para acontecer. Mas e o Carnaval?

 

O dia do Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Pois, sete dias antes da Páscoa é o Domingo de Ramos (começo da Semana Santa). Quarenta dias antes do início da Semana Santa é a terça-feira de Carnaval. Logo, o dia do Carnaval é o último antes do período da Quaresma, em que muitas igrejas cristãs possuem a tradição de fazer jejum de carne.


Vale lembrar

 

O Carnaval é uma festa pagã e não cristã. Não foi definida pelos religiosos. Provavelmente, esta tradição popular foi criada para que as pessoas pudessem comer carne (este sentido foi ampliado como o passar do tempo), antes de começar o período de jejum de 40 dias (Quaresma).

 

Carnaval em 2017 e nos próximos anos (datas)

 

- 2017: 28 de fevereiro

 

- 2018: 13 de fevereiro

 

- 2019: 5 de março

 

- 2020: 25 de fevereiro




Impressão Google+


Como é definida a data do Carnaval Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Carnaval - História e Identidades

Autor: Silva, Carlos Guardado da

Editora: Colibri (Portugal)

Ano de publicação: 2016

Temas do livro: Carnaval, Cultura Popular, festa, História


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.