Cultura dos Astecas

Cultura dos astecas, religião, arte, dança, mitologia, música e esculturas astecas, história


Escultura asteca
Escultura asteca

 

Religião


A religião asteca era um mistura de elementos (crenças e tradições) de diversos povos antigos mesoamericanos.

 

A religião asteca dava uma grande importância à criação do universo, a situação humana em relação ao divino, ligada principalmente à agricultura e as chuvas.

 

Eram politeístas, pois acreditavam na existência de vários deuses. Acreditavam na comunicação constante entre os deuses e os humanos. Havia também a crença de que os deuses podiam entrar no corpo das pessoas.

 

Realizavam sacrifícios humanos como forma de acalmar e agrader os deuses.

 

Mitologia asteca


Os astecas tinham diversos mitos nos quais explicavam a origem dos deuses, dos homens e dos fenômenos da natureza. Estes mitos eram importantes, pois davam sentido a vida.

 

Artes Plásticas


Os astecas faziam esculturas  de diversos tamanhos sobre, principalmente, temas religiosos ou aspectos da natureza. Os artistas astecas captavam a essência do que queriam retratar e faziam as obras com grande riqueza de detalhes.

 

Vale destacar que o tamanho da escultura estava relacionado com a importância do que era retratado. Deuses, sacerdotes e reis, por exemplo, eram temas de grandes esculturas. Enquanto as pequenas retratavam animais e objetos comuns do cotidiano.

 

Os escultores astecas usavam pedras e madeiras para fazer suas esculturas. Elas costumavam ser pintadas com tintas que obtinham na natureza. Usavam também a técnica de incrustação de pedras preciosas nas esculturas.

 

Dança, Música e Canto


As danças, músicas e cantos astecas eram realizados em diversas atividades de caráter religioso como, por exemplo, casamentos, funerais e sacrifícios. Estavam também presentes em atividades políticas e bélicas.

 

Os bailes religiosos aconteciam, principalmente, no pátio dos templos.

 

Os músicos astecas usavam diversos tipos de instrumentos musicais feitos com elementos da natureza, principalmente, madeira. Eram também usados chifres de animais e cascos de tartaruga para a confecção destes instrumentos. Os tambores eram os instrumentos mais usados na realização de músicas.




Impressão Google+


Cultura dos Astecas Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Astecas - vida cotidiana
   Autor: Clare, John D.
   Editora: Melhoramentos
   Temas: História, Arte e Cultura


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.